Benefícios da castanha de caju:
Ao contrário da crença popular de que pode fazer você engordar, uma quantidade considerável de cajus em sua dieta pode fornecer muitos benefícios para a saúde, pois é rica em minerais1. Saúde Cardíaca
Estudos mostram consistentemente que a ingestão de nozes tem um efeito redutor de colesterol, no contexto de dietas saudáveis, e há evidências emergentes de efeitos benéficos sobre o estresse oxidativo, inflamação e reatividade vascular. As castanhas de caju ajudam a diminuir o LDL e aumentam a capacidade de carga do HDL. O HDL é responsável por absorver o colesterol do coração e levá-lo ao fígado, onde ele pode ser quebrado.Em 2003, a Food and Drug Administration declarou que um punhado de nozes por dia, como parte de uma dieta de baixo teor de gordura pode reduzir o risco de doença cardíaca. A associação do coração recomenda quatro porções de nozes sem óleo por semana e adverte sobre o consumo excessivo, já que elas são densas em calorias. Outro estudo, publicado no New England Journal of Medicine (NEJM), também estabelece uma associação significativa entre o consumo de nozes e a menor incidência de morte por doenças cardíacas, câncer e doenças respiratórias. O estudo afirmou que nutrientes em nozes, como ácidos graxos insaturados, proteínas, fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes podem conferir propriedades protetoras, anti-carcinogênicas e anti-inflamatórias.
2. Previne Doença Sanguínea
O consumo de cajus de maneira regular e limitada pode ajudar a evitar doenças do sangue. As castanhas de caju são ricas em cobre, que desempenha um papel importante na eliminação dos radicais livres do organismo. A deficiência de cobre pode levar a deficiências de ferro, como anemia. Daí nossa dieta deve conter a quantidade recomendada de cobre. E as castanhas de caju são uma boa fonte.
3. Protege o Olho
O ambiente urbano combinado com a poluição excessiva, nossos olhos freqüentemente sofrem de várias infecções. Cajus contém um poderoso pigmento antioxidante chamado Zea Xanthin. Este pigmento é prontamente absorvido pela nossa retina, diz o nutricionista Anju Sood. Isso, então, forma uma camada protetora sobre a nossa retina, que impede os raios UV prejudiciais. Dr. Anshul Jaibahrat Bhatnagar diz que pequenas quantidades de Zea Xanthin ajuda a prevenir a degeneração macular relacionada à idade em idosos e, portanto, ajuda a manter a saúde ocular.
4. Bom para a pele
Derivado das sementes de caju, "o óleo de castanha de caju faz maravilhas para a sua pele", diz Gargi Sharma, Gerente de Controle de Peso da Aayna. O óleo de castanha de caju é rico em selênio, zinco, magnésio, ferro e fósforo. Além disso, são ótimas fontes de fitoquímicos, proteínas e antioxidantes. A alta porcentagem de selênio nos cajus não é boa apenas para a sua pele, mas "ajuda a prevenir o câncer", diz o nutricionista Anju Sood.
5. Perda de peso
Em comparação com dietas excluindo a ingestão de nozes, as pessoas que consomem nozes em uma base moderada e regular perdem peso mais rápido. Com base nas evidências de estudos clínicos epidemiológicos e controlados, o consumo de nozes não está associado a um maior peso corporal. O estudo feito pelo Journal of Nutrition afirma que as evidências epidemiológicas indicam consistentemente que os consumidores de nozes têm um IMC (Índice de Massa Corporal) menor do que os não consumidores. Com relação aos estudos clínicos, a evidência é quase uniforme de que sua inclusão na dieta leva a pouco ou nenhum ganho de peso. Além disso, as nozes, como os cajus, são “repletas de ácidos graxos ômega 3 que contribuem para impulsionar o processo metabólico para queimar o excesso de gordura”, afirma a nutricionista Shilpa Arora, de Déli. As nozes são um ótimo lanche para aqueles que estão com o objetivo de perder peso, pois são nutritivos e tendem a mantê-lo cheio por mais tempo. “As nozes sempre devem ser comidas cruas e sem sal, por isso são benéficas para os esforços de perda de peso”, acrescenta Shilpa.
6. Fonte de Fibras Alimentares
Segundo estudos, a castanha de caju tem uma grande percentagem de fibras alimentares. As duas fibras dietéticas essenciais exigidas pelo nosso organismo são o ácido oleico e o ácido palmítico. "Essas fibras não são produzidas pelo nosso corpo, portanto, precisam ser consumidas externamente", diz o nutricionista Anju Sood. As castanhas de caju são boas fontes dessas fibras. Fibras dietéticas ajudam a digerir melhor os alimentos, porém o consumo excessivo pode causar inchaço e produção significativa de gases intestinais. O consumo de castanhas como caju tem sido relacionado à diminuição da incidência de várias doenças digestivas.
7. Cabelo Saudável e Brilhante
Especialistas dizem que o consumo de cajus, bem como a aplicação de óleo de castanha de caju em seu couro cabeludo, garantem cabelos saudáveis. “O cobre presente no óleo de castanha de caju ajuda na produção de pigmentos da pele e do cabelo chamados melanina”, diz o nutricionista Gargi Sharma. Também melhora a cor do cabelo e pode proporcionar uma textura suave como seda, devido à presença de ácidos linoleico e oleico.
Que tal começar a ter todos esses benefícios consumindo a Castanha de Caju? Na Especiaria Online você pode adquirir sua castanha com um preço especial e receber no conforto da sua casa. Clique aqui e saiba mais sobre nossa Castanha de Caju.
0 comentários:
Postar um comentário